domingo, 2 de novembro de 2008

Uma breve História do Linux

O Kernel Linux foi desenvolvido por Linus Torvalds, em 1990, e lançado, em sua primeira versão, em 1991. Com isso, quando adcionamos o termo GNU (sigla para GNU is not UNIX) é preciso entender que estamos falando do Kernel do linux - ou seja, o "coração" do sistema operacional - ao qual foram acoplados uma série de ferramentas desenvolvidas originalmente para o sistema GNU HURD, elaborado por Richard Stallman e sua FSF (Free Software Foundation). Portanto, só temos um sistema operacional propriamente dito quando há a junção do Kernel com as ferramentas GNU, o que significa a designação do sistema como GNU/Linux.

Dicas - Base de Conhecimento

Comando para montar um compartilhamento linux x windows (mount -t smbfs -o guest,dmask=777,fmask=777 /maquinawindows/pastawindows /mnt/hd_windows).

Comando para montagem de um pen driver (mount -t vfat -o umask=000 /dev/sda1 /mnt/pen) crie antes uma pasta chamada pen dentro de /mnt.

Para fazer rodar uma especie de scandisk no linux execute o comando estando como root (e2fsck -cy /dev/hda3)

Segue varios tipos de descompactação de arquivos no linux (tar.gz seria tar -vzxf ou -zxvf) (tar.bz2 seria tar -jxvf ou -vxjpf) (zip seira gunzip) (rar seria rar x) e (tar seria gzip)

Distros que possuo


Algumas distros é interessante estarmos usando para o desenvolvimento profissional.

Sendo elas:

Debian / Drean / Fedora / Mandriva / OpenSuse / Redhat Enterprise / Slackware / Ubuntu / Gentoo / CentOS / Insigne.

Estarei postando sempre ducomentos de linux para aqueles aficionados com o tal Sistema Operacional revolucionário.

Abraços